Cumprir Abril
De forma a assinalar o 50° aniversario do 25 de Abril, teve lugar, no dia 18 de maio, a inauguração e lançamento do livro ” Cumprir Abril “. Um projeto-livro a dois tempos que editou um livro com apontamentos e testemunhos de vários entradenses sobre o 25 de Abril e instalou uma peça de arte pública do designer Cerdeira Dias, no Largo da Misericórdia.
Trata-se da primeira iniciativa dinamizada pelo grupo informal de Amigos de Entradas, um movimento cívico de amigos entradenses, inserida no projeto Entradas – espaço memória, que contou com o apoio das autarquias Junta de Freguesia de Entradas e da Câmara Municipal de Castro Verde, representadas na iniciativa pelos seus presidentes.
A iniciativa dinamizou um espaço de debate, moderado pelo jornalista Carlos Júlio, no qual participaram os Capitães de Abril Coronel António Rosado da Luz e o Capitão-de-Mar-e-Guerra Carlos de Almada Contreiras, que foram convidados a inaugurar a peça de arte pública, terminando a tarde com um momento de poesia pelo performer e escritor Napoleão Mira.
Presentes estiveram também o artista Cerdeira Dias, Fernando Caeiros, impulsionador do movimento Entradas- espaço memória e António Estaço, responsável pelo trabalho de serralharia e montagem da peça.
A vila de Entradas tem agora o seu espaço público mais valorizado e contribui para o reforço dos ideais da Revolução dos Cravos, para que a memória não se apague, condição essencial para que se continue a lutar pelo reforço da liberdade, da democracia e por uma vida melhor.
A Junta de Freguesia de Entradas agradece e deixa uma palavra de apreço aos presentes na iniciativa, aos intervenientes no projeto, aos participantes no livro e a todos os que contribuíram para que este projeto e esta vontade coletiva se tornasse uma realidade.