O que visitar?

Núcleo Urbano da Vila de Entradas

Património Religioso
1. Capela de Nossa Sra. da Esperança (Séc XVI)
Ermida Nossa Sra da Esperança_web

A Capela de Nossa Sra. da Esperança é uma joia no topo da avenida. O seu altar de talha dourada ostenta no remate das colunas salomónicas figuras de pelicanos e, por cima do retábulo, o Mistério da Santíssima Trindade. A nave é coberta por abóbada de berço redondo sobre cornija. É dedicada a Nossa Sra. da Esperança e nas paredes da capela-mor existem pinturas representando Santo Amaro, São Lourenço, Santa Luzia, São Sebastião e São Brás.

A sua construção, em 1575, foi paga por D. Bartolomeu Leitão, Bispo de Cabo Verde, natural da Vila de Entradas.

Nota: Na presente data é apenas possível a visita ao exterior dos templos.
2.  Igreja de Santiago Maior – Igreja Matriz (Séc. XVIII)
Igreja Matriz_web

A Igreja Matriz marca o perfil urbano da vila, foi construída em 1745, e o seu orago é Santiago Maior. De arquitetura maneirista e popular de uma só nave, tem como caraterística particular dois meios arcos, cuja função não é clara. O seu altar, todo em mármore preto e branco é tido como o mais valioso da diocese de Beja. A tradição oral refere-se a um altar de mármore que por aqui passou em carros puxados a bois e que teria como destino a Matriz de Almodôvar. Conta-se que a viatura se atolou e partiu ficando a magnífica peça no lugar de Entradas.

Possui uma imagem de Santa Bárbara realizada na Flandres, em Maline, nos finais do séc. XV, que integrou o núcleo expositivo “O Triunfo do Barroco”, patente ao público na Europália.

Nota: Na presente data é apenas possível a visita ao exterior dos templos.
3. Igreja da Misericórdia (Séc. XV / XVI)
Igreja Misericórdia_web

A Igreja da Misericórdia foi construída no séc. XVI /XVII. A capela tem uma nave, teto de madeira e capela-mor abobadada. Possui no seu interior alguns azulejos setecentistas hispano-árabes da Triana, Sevilha, cobrindo os degraus da capela-mor e a frontal do altar-mor. Nesta Igreja encontram-se as imagens da Senhora da Piedade, de Santo Isidoro, Santa Apolónia e o arquibanco da irmandade. Em anexo à igreja encontram-se as antigas instalações do Hospital do Espírito Santo, hoje, polo da Biblioteca Municipal.

Nota: Na presente data é apenas possível a visita ao exterior dos templos.

Núcleo Urbano da Vila de Entradas

Praça Zeca Afonso e Museu da Ruralidade

1.  Praça Zeca Afonso

historia1

Nesta praça encontra a memória do pelourinho e o antigo Edifício dos Paços do Concelho, que, posteriormente, foi prisão e escola primária. É também aqui que se situa o Museu da Ruralidade – Núcleo da Oralidade.

2. Museu da Ruralidade – Núcleo da Oralidade

Um espaço de diálogo entre o património material e imaterial, perspetivando a salvaguarda e o estudo da especificidade cultural e social deste território. A coleção dispõe de alfaias agrícolas e objetos ligados à ruralidade, com destaque para alguns ofícios como o abegão ou o ferreiro. Dispõe de uma área de exposições temporárias e sala para visionamento de documentos.

Museu da Ruralidade

Rua de Santa Madalena | Praça Zeca Afonso | Telefone: 286 915 329

Horário 3ª feira a domingo | 10h00 – 12h30 e 14h00 – 18h00

Núcleo Urbano da Vila de Entradas

Polo da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca

1. Polo da Biblioteca Municipal

bib entradas
Um momento para uma pausa, para além do fundo documental, dispõe de uma área de leitura de periódicos e uma sala infantil que vai encantar os mais pequenos. A biblioteca está instalada no antigo edifício do Hospital do Espírito Santo, propriedade da Misericórdia de Entradas.

Polo da Biblioteca Municipal

Largo da Misericórdia | Telefone: 286 915 321

Horário: 2ª a 6ª feira – 10h00 – 12h30 e 14h00 – 18h30 Sábado – 14h00 -19h00 [encerra ao domingo]

Entradas mais branca​

A Junta de Freguesia iniciou na semana passada trabalhos de pintura e limpeza dos espaços públicos. Uma prática que acontece ao longo do ano, mas que nesta altura tem uma intervenção mais significativa, contribuindo para uma vila limpa, branca e harmoniosa, valorizando, simultaneamente, o espaço público.
O poço e fontanário da avenida, os bancos do jardim ou a instalação dos sanitários públicos, foram alvo de manutenção e pintura, mas também se procedeu ao corte de ervas e manutenção de arbustos e árvores. A Junta de Freguesia agradece o empenho e dedicação dos seus funcionários e de alguns voluntários que estão sempre disponíveis para colaborar na realização de trabalhos que visam melhorar a sua terra, a vila de Entradas.

Apoio à aquisição de bilhas de gás para uso doméstico

O Programa Bilha Solidária, que apoia a aquisição de gás doméstico foi prolongado, pelo que as pessoas que reúnam as condições para aderirem, podem fazê-lo no balcão da Junta de Freguesia de Entradas.

Trata-se de um programa do governo, onde as Juntas de Freguesias são os intermediários com os cidadãos.

Qual o apoio a atribuir?

10 € por botija de gás / mês.

Quem pode aderir?

Beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou casos em que um dos membros do agregado social seja beneficiário de prestações sociais mínimas (complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, complemento da prestação social para a inclusão; pensão social de velhice ou subsídio social de desemprego).

Como se pode aceder ao apoio?

Para aceder a este apoio, os consumidores devem dirigir-se à junta de freguesia e apresentar os seguintes documentos:

  • fatura da eletricidade que comprove ser beneficiário da TSEE;
  • fatura/recibo, ou recibo em que conste o respetivo número de identificação fiscal (NIF) em nome do titular do contrato de eletricidade, beneficiário da TSEE, e que comprove a aquisição da garrafa de gás;
  • cartão de cidadão, de residente ou passaporte do titular do contrato de eletricidade beneficiário de TSEE;
  • declaração de aceitação de tratamento de dados pessoais no âmbito do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Já os beneficiários que não tenham TSEE, mas em que pelo menos um membro do agregado familiar usufrua de uma prestação social mínima, a fatura da eletricidade TSEE é substituída por:

  • documento comprovativo do recebimento de uma das prestações sociais mínimas;

Beneficiários que não possam deslocar-se à junta de freguesia também podem receber apoio?

Os beneficiários que não consigam deslocar-se à junta de freguesia podem fazer-se representar por alguém. Este representante deve apresentar uma declaração de consentimento, em papel, para verificação e tratamento dos dados do beneficiário e recebimento do respetivo apoio, de acordo com um modelo de declaração disponível no site do Fundo Ambiental.

Como é feito o pagamento?

O pagamento do apoio é depois efetuado em numerário, por cheque ou transferência bancária, após análise da documentação apresentada e confirmação da sua elegibilidade.

Tem dúvidas. O que fazer?

Contactar os serviços administrativos da Junta de Freguesia de Entradas, presencialmente ou através do telefone: 286 935 131.

O Novo Parque Infantil

No dia 9 de maio, o recreio das crianças que frequentam o Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Centro Escolar de Entradas, passou a contar com um novo Parque Infantil. Um investimento na ordem dos 18 000 €, que possibilitou a substituição do piso e a instalação de novos brinquedos, adequados à idade das crianças e cumprindo todas as regras de segurança.

Para marcar o momento, a Junta de Freguesia de Entradas organizou um ato simbólico de inauguração e devolução do parque às crianças, com direito a bolo e a muitas brincadeiras.

Terminou mais um ano letivo

O Centro Escolar de Entradas assinalou, no dia 28 de junho, o final do ano letivo 2021/2022, numa festa que juntou os pais e a comunidade escolar no Centro Recreativo.

Os alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico apresentaram um programa cheio de momentos divertidos e cheios de emoção, que contou com a colaboração dos pais.

A Junta de Freguesia de Entradas apoiou a festa e agradece aos professores e auxiliares de ação educativa que acompanharam, com empenho e profissionalismo, as crianças ao longo do ano letivo e deseja aos alunos que completaram mais um ciclo de ensino, votos de muito sucesso na nova etapa que se segue.

Ana Guerreiro tomou posse nos órgãos distritais da ANAFRE

A Presidente da Junta de Freguesia de Entradas, Ana Maria Guerreiro, tomou posse, no dia 11 de maio, como suplente dos órgãos da Delegação Distrital de Beja da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, em cerimónia que decorreu nas instalações da Junta de Freguesia de Beringel.

vêm aí as noites em santiago

As Noites em Santiago estão de regresso, de 29 a 31 de julho, trazendo de volta a animação à avenida de Nossa Senhora da Esperança, um espaço preparado para o convívio e os encontros, para celebrar Entradas e a amizade.

Artesanato e produtos locais, insufláveis para os mais novos, comes e bebes, e muita animação a convidar à dança, nos tradicionais bailes ou ao som de DJs, a assistir a concertos de música ou a ouvir o cante alentejano, são propostas que preenchem o programa.

Uma iniciativa que tem também uma componente religiosa, em honra de Santiago e Nossa Senhora da Esperança.

As Noites em Santiago têm entrada livre, são uma organização da Junta de Freguesia de Entradas, em colaboração com as associações e a paróquia da freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde.

Marque na sua agenda. As noites no final do mês de julho são em Entradas.

Acordo para a promoção da saúde mental

A CERCICOA e a Junta de Freguesia de Entradas celebraram uma parceria no âmbito do desenvolvimento do projeto Fórum Ocupacional de Expressão e Comunicação que, complementando os serviços especializados do Serviço Nacional de Saúde, se constituirá como uma resposta na promoção da saúde mental.