O que visitar?
Núcleo Urbano da Vila de Entradas
A Capela de Nossa Sra. da Esperança é uma joia no topo da avenida. O seu altar de talha dourada ostenta no remate das colunas salomónicas figuras de pelicanos e, por cima do retábulo, o Mistério da Santíssima Trindade. A nave é coberta por abóbada de berço redondo sobre cornija. É dedicada a Nossa Sra. da Esperança e nas paredes da capela-mor existem pinturas representando Santo Amaro, São Lourenço, Santa Luzia, São Sebastião e São Brás.
A sua construção, em 1575, foi paga por D. Bartolomeu Leitão, Bispo de Cabo Verde, natural da Vila de Entradas.
Nota: Na presente data é apenas possível a visita ao exterior dos templos.
A Igreja Matriz marca o perfil urbano da vila, foi construída em 1745, e o seu orago é Santiago Maior. De arquitetura maneirista e popular de uma só nave, tem como caraterística particular dois meios arcos, cuja função não é clara. O seu altar, todo em mármore preto e branco é tido como o mais valioso da diocese de Beja. A tradição oral refere-se a um altar de mármore que por aqui passou em carros puxados a bois e que teria como destino a Matriz de Almodôvar. Conta-se que a viatura se atolou e partiu ficando a magnífica peça no lugar de Entradas.
Possui uma imagem de Santa Bárbara realizada na Flandres, em Maline, nos finais do séc. XV, que integrou o núcleo expositivo “O Triunfo do Barroco”, patente ao público na Europália.
Nota: Na presente data é apenas possível a visita ao exterior dos templos.
A Igreja da Misericórdia foi construída no séc. XVI /XVII. A capela tem uma nave, teto de madeira e capela-mor abobadada. Possui no seu interior alguns azulejos setecentistas hispano-árabes da Triana, Sevilha, cobrindo os degraus da capela-mor e a frontal do altar-mor. Nesta Igreja encontram-se as imagens da Senhora da Piedade, de Santo Isidoro, Santa Apolónia e o arquibanco da irmandade. Em anexo à igreja encontram-se as antigas instalações do Hospital do Espírito Santo, hoje, polo da Biblioteca Municipal.
Nota: Na presente data é apenas possível a visita ao exterior dos templos.
Núcleo Urbano da Vila de Entradas
1. Praça Zeca Afonso
Nesta praça encontra a memória do pelourinho e o antigo Edifício dos Paços do Concelho, que, posteriormente, foi prisão e escola primária. É também aqui que se situa o Museu da Ruralidade – Núcleo da Oralidade.
2. Museu da Ruralidade – Núcleo da Oralidade
Museu da Ruralidade
Rua de Santa Madalena | Praça Zeca Afonso | Telefone: 286 915 329
Horário 3ª feira a domingo | 10h00 – 12h30 e 14h00 – 18h00
Núcleo Urbano da Vila de Entradas
1. Polo da Biblioteca Municipal
Polo da Biblioteca Municipal
Largo da Misericórdia | Telefone: 286 915 321
Horário: 2ª a 6ª feira – 10h00 – 12h30 e 14h00 – 18h30 Sábado – 14h00 -19h00 [encerra ao domingo]