Notícias

Grandes Opções do Plano e Orçamento 2024

Grandes Opções do Plano e Orçamento 2024

A Assembleia de Freguesia de Entradas, reunida em sessão ordinária a 19 de dezembro, aprovou por unanimidade as Grandes Opções do Plano e Orçamento da Junta de Freguesia de Entradas para o ano de 2024.Os documentos podem ser consultados aqui: https://www.jfentradas.pt/wp-content/uploads/2024/01/Opcoes-do-Plano-e-Orcamento-2024-1.pdf

GNR atendimento em Entradas

GNR atendimento em Entradas

No âmbito do projeto “Gabinetes de Proximidade e de Atendimento Comunitário”, a Guarda Nacional Republicana está a efetuar atendimento em Entradas, na sede da Junta de Freguesia, às segundas e quartas-feiras, das 14h00 às 16h00, e às quintas-feiras, das 10h00 às 12h00.

Este projeto, criado pelo Comando Territorial de Beja, a colocar em prática em freguesias onde não exista um Posto Territorial, como é o caso de Entradas, tem como objetivo reforçar as respostas na prevenção criminal e a promoção do sentimento de segurança, ao aproximar a GNR de todos quanto necessitam do seu apoio e serviços, especialmente os mais vulneráveis ou com dificuldade de deslocação.

Junta organizou Passeio Sénior

Junta organizou Passeio Sénior

O Passeio Anual Sénior, organizado pela Junta de Freguesia de Entradas, no dia 21 de outubro, teve como destino Campo Maior e Elvas, e levou os 98 participantes a conhecer o Centro de Ciência do Café e o Forte de Nossa Senhora da Graça

A Junta de Freguesia programou e operacionalizou toda a iniciativa, assegurou as entradas no Centro de Ciência do Café e procedeu ao aluguer de um autocarro, que, conjuntamente com o autocarro cedido pela Câmara Municipal de Castro Verde, transportaram os participantes. 

O passeio é uma iniciativa que marca anualmente o calendário de iniciativas sociais promovidas pela Junta de Freguesia direcionadas à população sénior e que, a exemplo de anos anteriores, voltou a proporcionar um dia bem passado, com momentos de lazer e convívio.

Entrudanças 2024

Entrudanças 2024

O Festival Entrudanças está de regresso. Vai acontecer de 9 a 11 de fevereiro, no ano em que se assinala a sua 20ª edição na vila de Entradas. Uma proposta para festejar o Entrudo com danças, músicas, tradição e muita confraternização. O festival é uma organização da Associação Pédexumbo, em parceria com a Junta de Freguesias de Entradas e a Câmara Municipal de Castro Verde.

O programa do Entrudanças será divulgado em breve.

MERCADINHO DE NATAL EM ENTRADAS

MERCADINHO DE NATAL EM ENTRADAS

No fim-de-semana de 16 e 17 de dezembro 2023, no largo junto à Igreja Matriz, Entradas vive mais um Mercadinho de Natal. Um espaço onde o artesanato e os produtos locais são propostas para as suas prendas de Natal.  Dois dias de atividades, a pensar em público de várias idades e nas tradições locais, como o cante ao menino ou a gastronomia, que contribuem para a animação da vila de Entradas nesta quadra festiva.

O Mercadinho de Natal é uma organização da Junta de Freguesia de Entradas, com a colaboração dos artesãos e produtores e o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde.

Aqui fica o programa do Mercadinho de Natal:

SÁBADO, 16 DEZEMBRO

10H00 – Abertura do Mercadinho

  Pinturas Faciais e Modelagem de Balões

10H30 – Workshop Infantil “Bolachinhas do Pai Natal”

16H30 – Preparação de Cozido em Panelas de Barro

19H00 – Cante Alentejano e Cante ao Menino, com “As Ceifeiras” de Entradas e o Grupo 

  Rastolhice

DOMINGO, 17 DEZEMBRO

10H00 – Abertura do Mercadinho

  Pinturas Faciais e Modelagem de Balões

11H30 – Atelier Infantil “Enfeites de Natal”

14H30 – Doçaria de Natal “Filhós e Fritos de Natal”

14H30 – Chegada do Pai Natal

16H30 – Atuação do Grupo Modas d’Encantar

Misericórdia tem novos órgãos sociais

Misericórdia tem novos órgãos sociais

Fernando Brito Palma é o novo Provedor da Misericórdia de Entradas, sucedendo a Carlos Contreiras, falecido recentemente.

Os novos órgãos sociais tomaram posse no dia 4 de novembro, em sessão realizada no Centro Cultural, que contou com a presença do Bispo João Marques e de várias entidades.

A Misericórdia tem como principal missão zelar pelo bem-estar da comunidade em geral, o apoio à infância, juventude e terceira idade, e ainda a incumbência da preservação e salvaguarda do património nas suas variadas vertentes.

A toda a Irmandade da Misericórdia, a Junta de Freguesia de Entradas deseja os votos de um bom trabalho.

[pt_view id="4873a46suo"]

Entradas mais branca​

A Junta de Freguesia iniciou na semana passada trabalhos de pintura e limpeza dos espaços públicos. Uma prática que acontece ao longo do ano, mas que nesta altura tem uma intervenção mais significativa, contribuindo para uma vila limpa, branca e harmoniosa, valorizando, simultaneamente, o espaço público.
O poço e fontanário da avenida, os bancos do jardim ou a instalação dos sanitários públicos, foram alvo de manutenção e pintura, mas também se procedeu ao corte de ervas e manutenção de arbustos e árvores. A Junta de Freguesia agradece o empenho e dedicação dos seus funcionários e de alguns voluntários que estão sempre disponíveis para colaborar na realização de trabalhos que visam melhorar a sua terra, a vila de Entradas.

Apoio à aquisição de bilhas de gás para uso doméstico

O Programa Bilha Solidária, que apoia a aquisição de gás doméstico foi prolongado, pelo que as pessoas que reúnam as condições para aderirem, podem fazê-lo no balcão da Junta de Freguesia de Entradas.

Trata-se de um programa do governo, onde as Juntas de Freguesias são os intermediários com os cidadãos.

Qual o apoio a atribuir?

10 € por botija de gás / mês.

Quem pode aderir?

Beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou casos em que um dos membros do agregado social seja beneficiário de prestações sociais mínimas (complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, complemento da prestação social para a inclusão; pensão social de velhice ou subsídio social de desemprego).

Como se pode aceder ao apoio?

Para aceder a este apoio, os consumidores devem dirigir-se à junta de freguesia e apresentar os seguintes documentos:

  • fatura da eletricidade que comprove ser beneficiário da TSEE;
  • fatura/recibo, ou recibo em que conste o respetivo número de identificação fiscal (NIF) em nome do titular do contrato de eletricidade, beneficiário da TSEE, e que comprove a aquisição da garrafa de gás;
  • cartão de cidadão, de residente ou passaporte do titular do contrato de eletricidade beneficiário de TSEE;
  • declaração de aceitação de tratamento de dados pessoais no âmbito do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Já os beneficiários que não tenham TSEE, mas em que pelo menos um membro do agregado familiar usufrua de uma prestação social mínima, a fatura da eletricidade TSEE é substituída por:

  • documento comprovativo do recebimento de uma das prestações sociais mínimas;

Beneficiários que não possam deslocar-se à junta de freguesia também podem receber apoio?

Os beneficiários que não consigam deslocar-se à junta de freguesia podem fazer-se representar por alguém. Este representante deve apresentar uma declaração de consentimento, em papel, para verificação e tratamento dos dados do beneficiário e recebimento do respetivo apoio, de acordo com um modelo de declaração disponível no site do Fundo Ambiental.

Como é feito o pagamento?

O pagamento do apoio é depois efetuado em numerário, por cheque ou transferência bancária, após análise da documentação apresentada e confirmação da sua elegibilidade.

Tem dúvidas. O que fazer?

Contactar os serviços administrativos da Junta de Freguesia de Entradas, presencialmente ou através do telefone: 286 935 131.

O Novo Parque Infantil

No dia 9 de maio, o recreio das crianças que frequentam o Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Centro Escolar de Entradas, passou a contar com um novo Parque Infantil. Um investimento na ordem dos 18 000 €, que possibilitou a substituição do piso e a instalação de novos brinquedos, adequados à idade das crianças e cumprindo todas as regras de segurança.

Para marcar o momento, a Junta de Freguesia de Entradas organizou um ato simbólico de inauguração e devolução do parque às crianças, com direito a bolo e a muitas brincadeiras.

Terminou mais um ano letivo

O Centro Escolar de Entradas assinalou, no dia 28 de junho, o final do ano letivo 2021/2022, numa festa que juntou os pais e a comunidade escolar no Centro Recreativo.

Os alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico apresentaram um programa cheio de momentos divertidos e cheios de emoção, que contou com a colaboração dos pais.

A Junta de Freguesia de Entradas apoiou a festa e agradece aos professores e auxiliares de ação educativa que acompanharam, com empenho e profissionalismo, as crianças ao longo do ano letivo e deseja aos alunos que completaram mais um ciclo de ensino, votos de muito sucesso na nova etapa que se segue.

Ana Guerreiro tomou posse nos órgãos distritais da ANAFRE

A Presidente da Junta de Freguesia de Entradas, Ana Maria Guerreiro, tomou posse, no dia 11 de maio, como suplente dos órgãos da Delegação Distrital de Beja da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, em cerimónia que decorreu nas instalações da Junta de Freguesia de Beringel.

vêm aí as noites em santiago

As Noites em Santiago estão de regresso, de 29 a 31 de julho, trazendo de volta a animação à avenida de Nossa Senhora da Esperança, um espaço preparado para o convívio e os encontros, para celebrar Entradas e a amizade.

Artesanato e produtos locais, insufláveis para os mais novos, comes e bebes, e muita animação a convidar à dança, nos tradicionais bailes ou ao som de DJs, a assistir a concertos de música ou a ouvir o cante alentejano, são propostas que preenchem o programa.

Uma iniciativa que tem também uma componente religiosa, em honra de Santiago e Nossa Senhora da Esperança.

As Noites em Santiago têm entrada livre, são uma organização da Junta de Freguesia de Entradas, em colaboração com as associações e a paróquia da freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde.

Marque na sua agenda. As noites no final do mês de julho são em Entradas.

Acordo para a promoção da saúde mental

A CERCICOA e a Junta de Freguesia de Entradas celebraram uma parceria no âmbito do desenvolvimento do projeto Fórum Ocupacional de Expressão e Comunicação que, complementando os serviços especializados do Serviço Nacional de Saúde, se constituirá como uma resposta na promoção da saúde mental.